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Como funciona o mercado de revenda de calçados

Novos empreendedores adentram o mercado de revenda de calçados todos os dias, mas nem sempre eles percorrem o caminho mais fácil. Seja por falta de informação ou foco, um processo relativamente simples se torna complexo da noite para o dia. Mas haveria alguma forma de trabalhar com revenda de calçados sem passar pelos problemas dos primeiros passos no negócio? Certamente: basta estar atento a algumas informações que vão deixar o percurso mais simples e lucrativo.

1 - Converse com outros revendedores

Nada como adquirir um pouco de conhecimento na revenda de calçados por meio de quem já atua na área. Além de contatar as empresas atacadistas, não deixe de conversar com quem já está no negócio há mais tempo. Esse processo ajuda a mapear os concorrentes e também a elaborar estratégias que gerem mais lucratividade.

2 - Escolha entre catálogo ou estoque

Essa é uma decisão importante a ser tomada pelo empreendedor. O mercado de revenda de calçados funciona basicamente de duas formas: por meio de catálogo ou estoque. A primeira opção é similar à de vendas de cosméticos, onde as revendedoras disponibilizam esses materiais e fazem o pedido a partir da demanda das clientes. A outra opção de revenda diz respeito à criação de um pequeno estoque, com base no seu público-alvo. Essa alternativa requer um investimento inicial maior, assim como a compreensão sobre os possíveis clientes e como eles chegarão até você.

Muitas vezes, é possível começar o negócio com vendas por catálogo para, posteriormente, utilizar os conhecimentos adquiridos para a composição de um estoque. Um detalhe importante: é preciso verificar se as marcas que você deseja revender dispõem de catálogos para vendas.

3 - Estabeleça um ambiente físico ou virtual

A partir da escolha anterior, o revendedor definirá sua forma de atuação: virtual ou física. Isso significa ter uma loja com catálogos e estoque ou apenas divulgar boca a boca e na internet. Quanto mais sistemático for o processo, melhores os resultados. Aos poucos, o revendedor que deseja contar com um estoque adquire mais conhecimento sobre os produtos que interessam aos seus clientes.

No caso dos calçados, modelos e numerações comuns passam a ficar mais evidentes. Em termos legais, avalie junto à cada empresa as políticas de troca de produtos ou substituição daqueles que, porventura, apresentam algum defeito. Ter conhecimento sobre o código de defesa do consumidor pode ser um diferencial na sua prática cotidiana e também ajuda a evitar problemas desnecessários.

4 - Defina a margem de lucro

Por fim – e não menos importante -, o revendedor deve definir a sua margem de lucro. Esse valor é o que excede o preço do produto e virá integralmente para o seu bolso. Para estabelecer um preço justo, deve ser considerada a concorrência no entorno e o tempo gasto por dia/hora para o desenvolvimento da atividade de revenda. Muitos empreendedores começam com preços mais acessíveis para formar uma clientela e, aos poucos, elevam o valor até o preço ideal.

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